16/10/16

...

nada como haver eleições na região autónoma dos açores para renovar as conversas tontas que comentadores e jornalistas continentais conseguem dizer, por isso, vejo o mínimo para apanhar os resultados e algumas reações dos vencedores e perdedores locais.
mesmo assim, fui a tempo de apanhar um continental a referir que vasco cordeiro foi eleito para o «parlamento de ponta delgada».
...
...
quando o anterior presidente da república fez uma tempestade num copo de água a propósito da revisão do estatuto político-administrativo da região autónoma dos açores (última alteração e republicação pela lei n.º 2/2009, de 12 de janeiro), os senhores da comunicação social podiam ter aproveitado para folhear o articulado e perceber que o sistema regional é um sistema parlamentar puro, que a assembleia legislativa tem sede na cidade da horta, ilha do faial, e que o governo regional, cujo presidente é escolhido pelos partidos com representação na assembleia regional, é composto pela presidência e secretarias regionais, que têm sede nas cidades de angra do heroísmo, na ilha terceira, horta e ponta delgada, na ilha de s. miguel.
antes disso, a leitura dos artigos 225.° a 234.° da constituição da república portuguesa, bem como de um manual de geografia básico (nove ilhas, com seis cidades distintas, e ir de ponta delgada à horta não é como ir de lisboa a coimbra na rede expressos), também seria de utilidade para uma melhor informação.

anyway... a assembleia legislativa encontra-se na horta, a presidência tem a sua sede em ponta delgada e as restantes secretarias têm as sedes distribuídas três ilhas, sendo que, desde há uns governos regionais a esta parte, a vice-presidência (que também está encarregue das finanças) tem sede em angra.

Sem comentários: