15/08/17

...


- no início mal podíamos esperar por ir para o fórum, lembra-se? o entusiasmo dialético apoderava-se de nós, éramos a equipa a derrotar e isso, minha querida, nunca aconteceu! acho que nunca verbalizei o orgulho que sinto na nossa dinâmica argumentativa e, em especial, na sua brilhante capacidade para fundamentar as mais extraordinárias relações causais. 
- meu caro, no início, como agora, uma senhora com a motivação certa defende convincentemente uma coisa e o seu contrário para se desembaraçar de situações desagradáveis. só aturava o possidonismo do fórum por saber que teria a recompensa das termas e a certeza de uns momentos de descanso, sem a presença de pedantes. julguei que já se teria apercebido desses factos, não se finja escandalizado. 

4 comentários:

Anónimo disse...

O hipocaustium onde os altos cidadaos se banhavam nas aguas aquecidas pelos escravos ?

rita disse...

e que nunca se despreze a capacidade dos engenheiros romanos para arranjar bons sistemas de aquecimento das águas! isso e construir estradas e pontes.

Anónimo disse...

Estava a pensar na economia esclavagista do mundo antigo !

rita disse...

e eu estava a desconversar por continuar a achar que este não é o melhor local para discussões sócio-económicas, por desmerecer na minha pequena ficção tão fofinha e porque há um mail jeitoso ali ao lado para questões existenciais.
dito isto, sempre me questiono sobre o que será pior: sociedades como a grega ou a romana antigas onde as pessoas sabiam exatamente o seu lugar, sem pudores ou tretas, com hipótese de alguma mobilidade; ou uma sociedade como a nossa, onde há um sistema de neoescravidão para alguns (dentro destes, há quem nem se aperceba e ache normal abolir com todo e qualquer direito dos trabalhadores arduamente conquistado) e uma oligarquia a aproveitar tudo quanto pode e a manter o status quo em seu benefício, mas a coberto de instrumentos como o mecenato ou boas intenções no geral? (esta última sociedade também tem hipótese de alguma mobilidade, desde que se tenha um cartão de sócio ou uma boa ligação familiar).
tudo é muito relativo, caro anónimo... mais discussão sobre este tópico, só para o mail.