o mundo é redondo e nunca acaba. 80 dias não são suficientes para o contornar, em menos de um fósforo já nos deu ele a volta.
20/10/05
aliás, li (http://jn.sapo.pt/) que, no dia em que celebrou 42 anos de casado, o candidato presidencial disse agir por "um imperativo de consciência".
é muito bonito, quase comovente... escolhe uma data tão íntima para se partilhar com toda a população (partilhar-se com a sua maria não lhe é suficiente...), para, finalmente, se candidatar a servir a causa pública, como lhe dita a sua abnegada consciência.
por pouco que convencia os mais distraídos, depois, a pessoa olha com mais atenção, repara nos seguranças que o separam dos jornalistas, pensa nos batedores que lhe guiaram o caminho entre casa e o ccb, fazendo mais um esforço de memória, até se lembra de quando o casal silva mandava fechar a praia dos tomates para ir, calmamente, banhar os seus importantes corpos nas cálidas águas algarvias.
este senhor tão simpático, com tanto jeito para se relacionar com o povo em geral, até já cancelou a sua inscrição como militante do psd, para mais se aproximar de cada um de nós.
o que me preocupa é que, se calhar, o senhor acredita mesmo nas frases chave que desencantou, as bonitas 4 razões para se candidatar à presidência:
conhecimento da realidade portuguesa, conhecimento do quadro internacional em que Portugal se insere, experiência e conhecimento da vida política nacional e internacional, vontade e responsabilidade para criar aos jovens novas e mais janelas de oportunidades de progresso.
pretensiosos nós?... é só impressão dos espíritos mais cruéis...
19/10/05
donde se conclui que o atendimento nas repartições de finanças depende de uma extraordinária preparação dos seus funcionários, cursos específicos de formação sobre como lidar com o "sistema em baixo" e seminários sobre o melhor modo de responder aos utentes (em linguagem especial das finanças, não em português comum), não tem nada a ver com a localização geográfica, nem a origem dos funcionários ou dos utentes.
isto não é só falar mal. quando finalmente fui atendida, o funcionário foi muito eficaz na explicação (uma só explicação, não precisei de várias versões da mesma frase) e simpático.
tenho a séria esperança de continuar a manter a minha situação tributária dentro da legalidade, e de não ser obrigada a ir a inspecções manhosas e (lagarto, lagarto, lagarto/cruzes canhoto/o diabo seja surdo) a ter de pagar coimas.
18/10/05
uma vez que tenho como única especialidade culinária ovos mexidos com muita salsa (para prato principal, porque para sobremesa faço brigadeiros e salame de chocolate), respirei de alívio.
enquanto puder comer ovos, não tenho de aprender a cozinhar nada de mais complexo, é uma boa notícia.
quer dizer... salvo seja o exagero, também não como só ovos. existem muitos congelados simpáticos: basta por num recipiente apropriado e meter no forno, e está feita a festa.
17/10/05
16/10/05
14/10/05
- então, e qual de vocês vem dormir cá a casa, para a eficaz gestora do lar não ficar sozinha um fim-de-semana inteiro?
- a rita! (ofereceu-me, rapidamente, o meu irmão do meio)
posto isto, já tenho o pijaminha e a caixa do scrabble preparados, e, para amanhã, já estou psicologicamente preparada para ir ver uma comédia romântica qualquer e fazer compras... vai ser um fim-de-semana menino-não-entra.
13/10/05
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
pronto, gosto de ler Carlos Drummond de Andrade.
12/10/05
- então... não são limpezas de sábado, são limpezas de sexta, não é?
- não. são as minhas limpezas de sábado, mas eu faço à sexta, porque os rapazes não estão em casa.
e esta conversa aconteceu mesmo, não é só fruto da minha imaginação distorcida.
não há limite para a animação diária na vida de uma advogada estagiária.
11/10/05
a luísa sai do quarto em lágrimas, porque não aguenta a ideia de o pedro ir para um hotel.
depois, a luísa vai para a sala, onde combina com a amiga guida para ela a avisar da chegada da irmã, dulce, para apanhar o pedro a sair lá de casa. o seu móbil secreto é estragar o casamento de dulce e pedro, e conquistar, finalmente, pedro para a sua vida/casa/cama.
guida avisa luísa que dulce chegou.
luísa chama a criada (deve ter um nome qualquer, mas é criada... e isto é só uma novela esteriotipada) e diz-lhe que, quando dulce chegar, ela a deve levar para o quarto onde pedro faz a mala e para onde luísa se encaminha com um sorriso maquiavélico.
"ai luísa, espero que saiba o que está a fazer, porque a terceira guerra mundial vai começar na sua casa..." diz a amiga guida, à porta de casa de luísa, enquanto dulce se dirige, alegremente, para a armadilha preparada pela própria irmã...
seguem-se algumas frases-chave, as que consegui ir digitando enquanto a acção se desenvolvia a alta velocidade:
"pedro, não tenho culpa de te amar... queria tanto que ficasses comigo, tens noção das saudades que vou sentir?..."
"pára, por favor, vou para o hotel...", "dulce?..."
"calma, vamos conversar, custa-me imenso ver-te assim..."
"não sejas cínica, luísa!"
"vou pedir à criada que te prepare um copo de água com açucar para te acalmares."
"dulce... dulce... não vais daqui para lado nenhum!"
"nem tenho palavras para descrever o nojo que tenho de ti."
"ó dulce, estás a ficar histérica..."
"tu para mim morreste, pedro!"
"dulce... dulce... eu não te quero perder!"
"a luísa conseguiu o que queria..."
e para amanhã, vamos saber se pedro vai ficar ao lado de luísa, ou se vai mesmo para um hotel.
conclusão:
de entre todas as coisas extraordinárias, que se vêm nestas novelas (não só nestas da tvi, também nas brasileiras), alguém me explica a ideia da água com açucar? aquilo tem mesmo algum efeito útil, ou é só "A" frase que tem de ser repetida em todas as novelas? fará parte da primeira aula dos cursos de guionismo?
não há dúvidas que as novelas levantam muitas questões existenciais, basta um espírito crítico (e desocupado de outros afazeres mais pertinentes...).
10/10/05
em lisboa, dos 536450 eleitores inscritos:
- houve 282443, que se deram ao trabalho de votar
- desses, 7538 deixaram o boletim em branco
- e 4733 anularam o boletim
na encantadora ilha do corvo, dos 350 eleitores inscritos:
- 287 sairam de casa e foram votar
- sendo que 5 deles, decidiram lavrar o seu protesto e deixar o boletim em branco
sinto-me muito mais preocupada com os 58 eleitores que se abstiveram no corvo, do que com os 248521 eleitores não foram depositar o voto em lisboa. que será que lhes aconteceu? será que os vizinhos se aperceberam? será que o domingo das eleições coincidiu com alguma excursão colectiva? e serão todos da mesma família, num protesto contra a política?
definitivamente, nas grandes cidades há coisas que passam muito mais despercebidas que nos pequenos meios.
09/10/05
Suas lindas e úteis mãos
Você não é um primata
Você não é um papagaio
Você não é um lóris lento
Ou um míssel inteligente
Você é humano
"Quando for para o espaço e for lido por alienígenas, eu odiaria que eles pensassem que é um poema contra formas alternativas de vida."
a não ser que achem muita graça aos simpáticos lóris, e queiram levar um exemplar para o jardim zoológico local... até porque não incomodam muito na viagem, têm entre 10 a 20 centímetros, pesam à volta de 100 gramas, e são uns bichinhos com um ar muito engraçado.
e devem estorvar menos que os humanos.
08/10/05
nesta última semana fiz quilómetros em autoestrada (as coisas de que uma pessoa sente falta...), andei quilómetros a pé sem nunca ver o mar, fui a museus, fui ao ccb, fui às compras na baixa, fui ao teatro...
cravei estadias a amigos do peito, que tiveram uma paciência infinita para me aturarem e mostraram como são boas pessoas.
estive com amigos que já não via há meses, e tive pena de não me cruzar com gentes que escolheram esta semana para ir para a madeira, para o alentejo e para não descerem do porto até lisboa... coriscos!
andei de autocarro, de metro, de táxi, de eléctrico e de combóio... e, finalmente, de avião (embora com 2 horas de atraso), de volta ao meio do atlântico.
cheguei cá, e descobri que os meus amigos, assim que se vêem sem mim, começam a usar mais a caixa dos comentários - afinal sabem...
(excepção feita ao amigo paulo, essa presença assídua e sempre simpática, que até esclarece os amigos insulares que os do continente me tratam bem... o que eu gostei do almoço de terça! beijinho para o paulo, antónio e ana, e para a outra ana, a do almoço de sexta)
a boa notícia é que (as gentes de cá) não aproveitaram a caixa de comentários para fazerem encomendas do continente, especialmente porque não acedi à internet enquanto estava em lisboa e, por isso, mesmo que quisesse, não lhes podia acudir...
e agora, vou reflectir sobre o voto de amanhã.
e descansar de tanta animação nestes últimos dias.
01/10/05
eu vou visitar as lembranças de 10 anos passados em lisboa.
parto, daqui a bocado, no avião das 8.45, e volto às 19 e qualquer coisa, no próximo sábado. não conto chegar a nenhum computador ligado à internet... mas, bem vistas as coisas, já me despedi dos meus 3 leitores em s. miguel (mamãe - que aprendeu a ligar o computador à internet para ler estes delírios -, papai e zé), devo encontrar-me com os meus 2 leitores do continente (os ilustres colegas antónio e paulo, e restantes representantes simpáticos do escritório, que não sei se lêem isto), com um bocadinho de sorte, o leitor do porto santo, também se deve cruzar comigo na capital (que saudades!).
quanto ao leitor de tóquio, se é que ainda lê isto, juntamente com os restantes amigos que me esqueci de mencionar (porque foi uma semana demasiado intensa e estou estafada), e os outros que cá vierem parar por engano, vão ter de esperar uma semana até ter novas notícias...
e o refrão da cantiga era mais ou menos "sindigai ai upi upi ai... sindigai ai upi upi ai... sindigai ai upi, upi ai ai upi, upi ai, ai upi, upi ai..."
29/09/05
esta: Vacas francesas 'produzem mais gases que refinarias'
como é que eu consigo descobrir:
- qual é a nacionalidade das vacas importadas para os açores?
- se este mal também ataca as vacas de outras nacionalidades?
as terríveis dúvidas existenciais que atingem uma pessoa que vive rodeada de verdes campos e vaquinhas de várias cores e feitios, quem adivinharia?
28/09/05
não me estou a referir à reportagem da televisão em que o major valentim loureiro se gabava, alegremente, de todas as escolas primárias de gondomar se terem candidatado ao ministério da educação para terem aulinhas de inglês, e terem conseguido, acabando com um bonito "tânque iú", a agradecer as comovidas palmas dos seus eleitores de palmo e meio.
a verdade é que, quando ia de carro, dei por uma estação de rádio (daquelas rádios locais que têm programas de escolha de música em que os ouvintes têm de dizer uma frase chave do género: "ferragens de qualidade, só na loja do trindade"), a transmitir uma simpática música clássica. pouco depois, descobri que era o tempo de antena do pcp.
por um lado, fiquei mais bem impressionada com o pcp, em vez de me massacrarem com palavras de ordem, deram-me música.
por outro lado, deixa-me uma certa pena que se esteja a perder o papel da rádio como meio de comunicação, está, quase, reduzida a passar as músicas das duplas do sertão brasileiro ("valério e vanderlei, em mais este clássico romântico que comove o mais embirrento intelectual de esquerda... especialmente para si... amigo ouvinte").
27/09/05
lamentavelmente, estas datas já não querem dizer grandes coisas, com a animação que a pré-campanha ganha, o período de campanha (a propriamente dita) já não traz grandes entusiasmos. já foram usados quase todos os argumentos e quase todos os insultos. agora sobra pouco, é só mais uma semana de continuação do que já houve, de remexer no que já foi apresentado e discutido...
mal comparando, é como as promoções e os saldos nas lojas: quando chega à data oficial dos saldos, já só sobra o que não interessou a ninguém durante as promoções. só nos resta esperar pela nova colecção.
26/09/05
ainda há uns dias, vi o dr. josé maria martins a ser atirado para o chão, corrido de uma empresa de estafetas no, tristemente, famoso prédio das forças armadas.
agora mesmo, descobri que, não só é candidato à presidência da república (pelos vistos, não há cão nem gato que não se candidate), como ainda se foi encontrar com esse outro grande presidente (alberto joão jardim) e aproveita para o bajular entusiasticamente (pode-se ler nesta notícia: Presidenciais: José Maria Martins encontra-se com Jardim).
como se a caderneta dos cromos presidenciáveis não estivesse completa o suficiente...
quão baixos estão os nossos critérios para os políticos nacionais?
bastará ser-se um advogado (com desplante e lábia em doses mais acrescentadas que o costume, há que se reconhecer), que teve a sorte de ter um caso mediático, para se ter pretensões a ser o presidente de todos nós?
quem mais se irá candidatar a seguir? assim de repente, talvez:
- fernando rocha - pseudo-humorista (é que nunca consegui rir com nada que o senhor dissesse)
- alexandra lencastre - para trazer algum glamour à cena política nacional
- victor de sousa - um actor de barbas vestido de beatriz costa havia de ser sucesso internacional, de certezinha
- madalena iglésias - a graça do nacional-cancionestismo
aliás, pensando bem, podia haver uma campanha emocionante: madalena iglésias vs simone de oliveira, a bulha das divas cancionetistas chega à política.
"sei quem ele é/ é um país caído em desgraça/ arrastado p'la europa, e a perder o pé/ tralalá, tralalá..." vs "quem corrompe um país/ fá-lo por gosto!"
25/09/05
além disso, descobri que há um novo candidato à presidência... apesar de se dizer que PS «nunca» sancionará Alegre. o senhor pareceu-me decidido, e neste país, parece que já não se contraria ninguém, portanto, é mais um cromo para a colecção dos presidenciáveis... venham eles!
e melhor que isto tudo, a provar a vitalidade da terceira idade: Madeira: Jardim inaugura 27 obras em 7 dias.
o senhor presidente do arquipélago vizinho, passa uma semana inteira em inaugurações (às quais devem corresponder as respectivas festividades, comes e bebes), e continua com aquela cabecita a fervilhar de ideias extraordinárias. daqui por uns 10 anos estará a começar a preparar a sua candidatura à presidência da república. é só ter paciência de esperar, a julgar pelo actual panorama, ele vai no bom caminho.
23/09/05
Pior ainda, repeti este absurdo duas vezes, antes de cair em mim, e corrigir.
Obviamente, o beco tem fim (um muro).
Posto isto, eu estou a dar mostras de uma senilidade precoce.
Ou então, preciso de férias…
Vou fazer figas, e esperar que a coisa passe com a segunda alternativa.
22/09/05
"a minha avó morreu sem saber ler nem escrever, porque é que eu havia de saber?!"
boa pergunta! e pertinente, também.
realmente... a sociedade anda a exigir demasiado da sua juventude... saber ler e escrever... onde já se viu semelhante pretensão?
logo a seguir o que virá? vamos passar a exigir políticos honestos? ou diminuição do nível de desemprego?
se as nossas avós viviam tão bem com as limitações que lhes eram impostas, que raio de ideia esta, de esperarmos que as pessoas evoluam e, sei lá, que saibam ler e escrever... que parvoíce...
21/09/05
entre sismos e uma multidão a defender o indefensável... acho que me fico pelos sismos, e dispenso a visita a felgueiras num futuro próximo...
e acho que acabei de descobrir um sítio onde não gostava nada de estagiar.
20/09/05
hoje tive sorte, não senti nada. aliás, graças à minha estadia prolongada no continente, há uns anos que não tenho a pontaria de acertar numa crise sísmica mais forte.
o último sismo (valente) que senti, foi há uns 15 anos (ainda andava no secundário... no século passado, portanto), durante a noite.
estava a passar uns dias em casa da minha avó e acordei com a sensação de estar a ser embalada, como num berço. levantei-me, a minha tia, que dormia no quarto ao lado, estava um bocado assustada porque tinha caído um bocadinho do tecto, a minha avó declarou que já estava tudo bem, e eu voltei para a cama, no dia seguinte tinha aulas e ainda estava perfeitamente ensonada (talvez um bocadinho inconsciente, mas que podia fazer?).
seja como for, não é como se houvesse pré-aviso e fosse possível fazer alguma coisa para evitar estes humores repentinos da mãe-natureza... a vida nas ilhas tem destas coisas, há que aprender a viver com elas o melhor possível.
umas vezes consegue-se, outras não. por sorte, hoje não houve consequências de maior.
19/09/05
- a estridência - aparentemente incontrolável - da júlia pinheiro, calculo que a tvi não tenha aberto vagas para o departamento de comunicação com surdos-mudos, mas, em compensação, inventou mais um reality show constrangedor, daqueles que não lembram ao diabo, cheio de cromos que são os melhores da sua rua, mas que não acrescentam nada;
- o tom de voz pausado, calculado, numa versão polida do psr, em que ninguém votava, mas que descobriu o fórmula "be: lava mais branco" e é, agora, detentor da verdade universal, qual pastor-que-traz-a-verdade-óbvia-aos-fiés-estúpidos-mas-simpáticos-e-que-pagam-o-dízimo-na-versão-de-votos, do deputado/candidato a presidente anacleto louçã;
- o refrão da nova música do pedro abrunhosa (quantas vezes é que ele repete "eu, estou aqui"?, que grande momento de inspiração de quem escreveu o poema...) que passa no anúncio de um banco qualquer;
- o novo reality show de matrafonas da sic
este país (e o seu reflexo na televisão) anda a transformar-se numa coisa esquisita... pelo menos, é a impressão que me dá, que vamos todos, alegremente, numa direcção estranha...
18/09/05
finalmente vai voltar alguma alegria aos lares de todos os bons pais de família deste país, andava a cruzar-me com umas caras muito macambúzias no café, acho que a culpa era do tal senhor holandês que veio para cá treinar os encarnados... pode ser que agora encontre o caminho da redenção futebolística.
17/09/05
logo a seguir, o mítico monstro, veio dar à margem, engasgado com um ataque de riso...
lamentavelmente, como os 6 nudistas não tinham as máquinas fotográficas consigo (porque, como nudistas aplicados que são, não tinham bolsos, nem sequer mochilinhas, e não dá jeito nenhum nadar com máquinas nas mãos), esta aparição não ficou registada para a posteridade.
16/09/05
ontem tive uma animação inesperada por volta das 11 e qualquer coisa da noite: estava a arrumar o estaminé e a preparar-me para um soninho descansado quando, de repente, olho para o sofá e vejo uma horrorosa e nojenta barata num dos almofadões! mais uma alpinista social (sim, eu moro no 4º andar) que não merecia clemência!
o nojo!
o desprezo por todos os bichos repelentes que existem na natureza!
a repulsa por este mini-monstro na minha sala toda bem arranjadinha!
e depois, a dúvida, como é que a vou matar sem sujar o sofá?
passa-se, portanto, à fase do ataque: fui buscar o biokill (para quem não sabe, é um insecticida muito eficaz, mas também ecológico e civilizado, inodoro e biodegradável e com pulverizador em vez de spray) e a vassoura.
em voltando à sala, deparo-me com a estuporada da invasora nas minhas fantásticas cortinas de organza!
primeiro no sofá, depois nas cortinas, e ainda no tapete... não podia sujar nada disto com as entranhas do bicho... mas sabia, no meu íntimo, que tinha de a matar de qualquer maneira.
portanto, dei-lhe um banho de insecticida e esperei que, no seu turpor, viesse para uma zona do chão onde a pudesse matar. o que, eventualmente, aconteceu, tendo eu conseguido dar-lhe uma sova, até à morte, com a vassoura.
resultado final:
barata: 0
rita: 1 (e menos 10€ em armadilhas de baratas - umas caixinhas cheias de veneno próprio para matar estas terríveis ameaças - que já estão estratégicamente distribuidas por todo o apartamento)
NOTA: não existem sociedades defensoras das baratas e bichos repugnantes afins, pois não? de qualquer das maneiras, esta descrição também pode ter sido só um terrível pesadelo causado pelo nível de humidade altíssimo que se tem verificado nestes últimos dias (mais de 90%... é verdade...).
15/09/05
ser presidente dos estados unidos deve ser mesmo muito chato: se o senhor não sabe geografia mundial, ou se tira 4 ou 5 semanas de férias e calha haver um furacão a arrasar parte do país, falam mal dele... não pode cometer um único deslize que não seja ridicularizado por todo o mundo... não deve ser nada fácil ter as orelhas constantemente a arder, com tanto que falam de nós.
temos, agora, uma situação em que está no meio de 150 líderes mundiais e pede, discretamente, conselho à sua secretária de estado para saber se pode interromper para ir à casa de banho, com o intuito, certamente, de evitar (mais uma) gaffe diplomática, e mesmo assim, lá está um fotógrafo com a máquina pronta a disparar.
já é má vontade!
ou talvez não...
14/09/05
esta minha falha não é nada ao lado do que acabei de ver no novo programa de cultura geral do canal 1: aquele comunicador da moda que é o jorge gabriel (de onde é que veio esta moda de as pessoas terem só dois nomes próprios? a não ser que gabriel seja nome de família, nesse caso, as minhas desculpas) perguntou à concorrente "de que cidade partiu d. manuel II para o exílio?". a resposta certa é: ericeira!
algo soava mal, portanto, escrevi "ericeira" no google, e as páginas que aparecem dizem que a ericeira é vila. ops, bem me parecia...
posto isto, ou a ericeira foi elevada a cidade nestes últimos tempos e as páginas de internet ainda não se actualizaram, ou estes concursos de cultura geral andam cada vez menos informados sobre as coisas simples, enquanto aperfeiçoam as perguntas que não lembram a ninguém, do género: "qual era o número de sapatos que calçava freud?" ou "em que ano d. maria II deu à luz o seu 4º filho?", etc... etc...
NOTA: aceitam-se contributos sobre perguntas parvas feitas nestes concursos de cultura geral.
13/09/05
eu pretendia, qual fada-do-lar, preparar uns ovos mexidos para o meu jantar. para tal, peguei em dois ovos e parti-os (primeiro um, depois o outro, sou uma especialista na cozinha). das duas vezes apanhei uma surpresa, no lugar de cada ovo ter só uma gema, tinha (cada um) duas gemas.
o espanto foi tal, que acho que até me confundi nos plurais e singulares na última frase... ou seja, quando dei por mim, tinha 2 ovos, cada qual com 4 gemas.
bem vistas as coisas, é simpático, com 1 ou com 2 gemas, os ovos custam o mesmo dinheiro, é como se fosse um brinde, só para clientes especiais.
além disso, os meus ovos mexidos (aos quais acrescentei uns pedacinhos de queijo fresco, só para experimentar - e não ficou mau) ficaram com mais nutrientes dos que os inicialmente previstos.
posto isto, só me resta esperar que este episódio esteja cheio de bons auspícios, mas não tenho nenhum almanaque chinês para confirmar...
12/09/05
o resto do caminho já foi feito com alguma inquietação. assim que cheguei a casa, liguei o computador, pesquisei, e descobri: confirma-se, o clássico candidato está de volta!
criticou os candidatos já confirmados (essa até eu, mas enfim...), lamentou que o actual ministro dos negócios estrangeiros não se candidate (eu já não chegava tão longe), e garante que vai a votos (o que ele queria mesmo era ir à 2ª volta, mas parece-me que não vai ter muita sorte).
é pena que o senhor só apareça em tempos de eleições, tenho a teoria que faz mais falta - e, definitivamente, mostra muito mais coerência - que o bloco de esquerda (por exemplo).
a notícia do portugal diário, acaba com o seguinte parágrafo:
O V Congresso do PCTP/MRPP, realizado em Junho, tinha decidido que o partido iria apoiar "o surgimento de uma candidatura democrática que garanta a defesa dos interesses dos operários e demais trabalhadores, dos jovens, mulheres, dos idosos e dos intelectuais progressistas" às presidenciais de 2006.
sendo que me enquadro na categoria de jovem, na de mulher e na de intelectual progressista (se não for esticar muito a definição), será que mereço uma protecção especial dos meus interesses? melhor ainda, será que mereço algum brinde especial do pctp-mrpp? sempre tinha a sua piada...
11/09/05
na minha opinião, a extraordinária mrs. bree van de kamp, vale toda a série. há um episódio em que vai fazer um pic-nic com o namorado farmacêutico (na altura em que ela estava a vingar-se do marido), ele oferece-lhe uma pistola e ela - com a suas roupinhas e cabelo impecáveis - faz um sorriso deliciado... e responde que uma pistola é uma oferta tão melhor que uma orquídea. é lindo.
e está cheia de razão, uma oferta arrojada, a pensar na personalidade da pessoa, é sempre uma grande opção, embora, em termos de armas, eu optasse pelas armas brancas... mas já é uma questão de gosto.
10/09/05
artur, o personagem principal de serviço, por motivos vários, foi obrigado a pedir guarida a umas tias em oliveira de azeméis e houve um amigo que lhe emprestou umas caixas de livros (para lhe animar a estadia na província). cá vão as reacções de uma das tias e da prima, e respectiva resposta:
- Tu vais tresler, menino... Olha não te faça mal!
- Para que servem tantos livros?, perguntou Cristina, que compreendia ainda a posse dum livro, o livro que se relê, que se tem à cabeceira da cama, - mas tantos, com tantos nomes...
- Nem todo o mundo se pode divertir com galinhas! - disse Artur excitado.
Ela calou-se para o não descontentar, mas pareciam-lhe bem mais interessantes os seus pintainhos abrindo o biquinho ao grão - que todos aqueles versos, queixando-se e gemendo.
e o bom da vida, é haver gostos para tudo. ah... pois é.
mas, por enquanto, ainda vou no princípio, tendo em conta o extraordinário espírito do autor, ainda hei-de ter muitos parágrafos preciosos pela frente.
e posto isto, retomo a leitura.
09/09/05
pronto, o mundo dos tribunais portugueses ouviu falar da minha lendária distracção, e resolveu contestar o ataque (por enquanto, no âmbito do estágio) que planeio às salas de tribunal desta ilha (já me estou a ver a tropeçar logo na porta de entrada, os códigos para um lado, a toga para o outro, um grito esganiçado... vou fazer furor).
ou isso, ou é porque ouviram dizer que temos um primeiro-ministro engenheiro, que acha mais graça a implosões, do que a tentar perceber o que se passa dentro dos tribunais.
assim de repente, fico indecisa entre as duas alternativas expostas...
08/09/05
não estava nada à espera... aliás, depois de tanta troca de insultos e piadas (rasteirinhas e plenas de falta de gosto) do major na direcção de marques mendes, quem é que poderia prever este desfecho?!
e ainda fico com uma dúvida: o que é perder a condição de militante?
deixa de poder fazer propaganda ao psd? não o deixam continuar a usar bonés e t-shirts do partido? barram-lhe a entrada nos comícios? e continuará a ser obrigado a pagar as quotas?
enfim, o major agora tem 8 dias para apresentar defesa (sempre gostava de ver semelhante documento - pura curiosidade académica, claro), portanto, calculo que a decisão ainda possa ser modificada - o que não deixava de ser plausível nas idas e vindas da política portuguesa, e a sua (já tradicional) falta de coluna vertebral.
sempre teria o lado positivo de me trazer mais temas para mais destes delírios politiqueiros, não se perdia tudo.
NOTA: antes que me esqueça POUS candidata Carmelinda Pereira às presidenciais. e espero que, o outro clássico, garcia pereira também volte a abrilhantar os nossos tempos de antena.
uma pessoa até fica com saudades de os ver na televisão, a dizer as mesmas conversas todas as vezes, parecem aqueles tios, ligeiramente "especiais", com quem somos obrigados a conviver nas festas de família, e que, todas as vezes, contam como ficamos com a mão entalada na gaveta dos chocolates, quando tínhamos 5 anos, e como eles se fartaram de rir (sem nos ajudarem a libertar a mão que doia cada vez mais, os grandes estupores).
07/09/05

antes da adesão à cee, era assim que se caçavam as baleias que passavam mais perto da costa (as que passavam ao largo, continuavam o seu caminho). umas vezes ganhavam os baleeiros, outras vezes ganhavam as baleias, eu até acho que a proibição de caça à baleia, foi imposta mais para protecção dos caçadores, do que da caça.
de qualquer das maneiras, os baleeiros lusos (os açorianos em particular) eram homens de fibra, que, parece, tiveram o seu reconhecimento internacional máximo, com a criação de um personagem português pelo senhor herman melville no seu moby dick (o que ainda não pude confirmar, porque, com a mudança, ainda não reencontrei o livro e, por enquanto, só li o primeiro capítulo).
pois é... como fui acusada de demasiadas "politiquices", vejo-me forçada a virar-me para a história das ilhas. pelo menos enquanto não houver mais desenvolvimentos nas expulsões (ou não) do candidato major e do candidato isaltino, no retorno da candidata (sempre é? já perdi o fio da meada da saga da senhora auto-exilada) felgueiras, ou nos discursos bombásticos do candidato avelino (no campo das autárquicas, claro, que tenho muito tempo para me debruçar sobre os candidatos presidenciais).
NOTA: tirei a fotografia daqui: http://www.ilhamaior.com/
06/09/05
foi um discurso mental que apaguei rapidamente, porque, à hora do almoço, no telejornal da rtp1, vi as declarações do major valentim loureiro (está aqui a versão escrita Valentim afirma que não pode ser expulso do PSD).
então quando ele olha directamente para a câmara (de televisão, naturalmente que não olhou para o edifício da câmara à qual se candidata), com um ar sério, honesto e magoado com as terríveis injustiças de que tem sido alvo, e começa a falar como se tivesse à frente o seu presidente (por enquanto) marques mendes, e diz que até parece que o senhor tem formação em direito e que, mesmo assim, não sabe ler o regulamento do partido... até se me vieram as lágrimas aos olhos.
enquanto derem tempo de antena ao major, e a outros que tal, vou-me deixando ficar por cá, tenho de garantir a gargalhada saudável à hora do telejornal.
NOTA: a citação do que disse o senhor major não é literal, foi o sentido que me ficou, lamentavelmente, a idade vai chegando e já não consigo decorar estas tiradas durante muito tempo... além disso, eu também andei por direito, e ainda me lembro que não é simpático atribuir às pessoas declarações que não fizeram.
agradecia, portanto, que o major, quando ler isto, enquadre na categoria de juventude-que-não-sabe-o-que-diz-e-que estava-com-a-atenção-dividida-entre-a-televisão-e-os-chicharros-fritos, e não interponha um processo por difamação. obrigada.
05/09/05

ora cá estão, as coriscas das nuvens que, desde quinta-feira, ainda não pararam de enviar valentes aguaceiros. resta a esperança que, amanhã, acalmem.
entretanto, com a influência da chuva, ando a desenvolver a teoria que este mau tempo é o motivo pelo qual o bloco de esquerda e o cds-pp ainda não instalaram os outdoors dos seus candidatos à câmara de ponta delgada (porque são simpáticos e não querem que os senhores que os montam apanhem com tanta água). portanto, se o tempo melhorar pode ser que a campanha eleitoral anime um bocado.
NOTA: a fotografia é do instituto de meteorologia, e os açores são as manchinhas a meio caminho na direcção lisboa-nova york, não confundir com as manchinhas a meio caminho na direcção lisboa-havana.
04/09/05
03/09/05
com um bocadinho de sorte, ainda nos saem mais 1 ou 2 candidatos de vilar de perdizes.
isso é que era uma animação: "olhe, ò fashfavor, eram 2 frascos daqueles óleos essenciais anti-fúngicos, era se podia exorcizar a minha mai' nova (qu'ela desde que foi numa visita de estudo aos açores nunca mais foi a mesma), um daqueles chás mágicos pró meu marido (qu'ele desde que foi ameaçado de despedimento passou a andar muito nervoso e deixou de cumprir, s'é c'o senhor me percebe)... e, prontos, era se m'arranjava um candidato a presidente, mas coisa de jeito... prontos, se pudesse ser... se não, a gente também não se chateia, havemos de nos amanhar..."
02/09/05
para além de uma centena de ilustres desconhecidos, ficam-me umas dúvidas mais ou menos pertinentes:
- porque é que a deputada ana drago e a deputada maria de belém roseira não usam os últimos nomes? (respectivamente: Ana Isabel Drago Lobato e Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina)
- o que é o "curso complementar do ensino liceal"? (habilitação literária do deputado Luís Emídio Lopes Mateus Fazenda)
- se o deputado Manuel Maria Ferreira Carrilho foi eleito pelo círculo de viseu, porque é que se candidata à câmara de lisboa? as pessoas de viseu não se sentem trocadas pelo posto político mais chique?
e não tenho tempo para mais análises. mas é sempre interessante, conhecer as pessoas em quem votamos e que decidem parte das nossas vidas.
01/09/05
"a partir de agora, estão preparados para os rigores das eleições, meus amigos (diria o tempo), não há cá mais desculpas!"
e diria mais: "e procurem não esquecer as palavras daquele simpático brasileiro, Auricélio Penteado "há sempre duas maneiras de se resolver um problema: — a maneira acertada e a maneira do governo." sim senhora, para tudo na vida, há, pelo menos, duas versões, dois tipos de aproximação à mesma questão, basta juntarem-se duas pessoas. se se juntarem mais que isso... ui! é uma confusão tal de relatos que nem se pode."
quando lhe chamarem à atenção que a primeira frase não faz muito sentido com a segunda, e perguntarem se era um incentivo à desobediência civil, dirá simplesmente: "estava a pensar alto, não forçosamente com sentido. de qualquer das maneiras, sou inconstante e qualquer parvo que me siga sem pensar, além de parvo, é tolo. aliás, até estou a pensar organizar, para amanhã, um extraordinário dia de praia..."
31/08/05
- o quase-candidato-poeta cortou-se à festa, mesmo à frente das televisões nacionais
- o país está quase todo esturricado
- com a minha mudança de volta à ilha, perdi de vista uma data de livros e cds
- o candidato da direita não sabe comer bolo-rei
- o principal candidato da esquerda nasceu na década de 20 do século passado
- o simão sabrosa afinal não vai para inglaterra, e o benfica não ganha não sei quantos milhões
mas...
- o meu pai foi fantástico, e lavou o meu fiel c3 (parece saído do stand)
- o governo regional assinou um protocolo para preservação do ilhéu de vila franca do campo - em s. miguel (Mais >>>)
- ahn... e a minha avó faz 83 anos amanhã. estou a pensar propor-lhe que se candidate à presidência da república, reune vários requisitos-chave para fazer face às restantes candidaturas:
- também nasceu na década de 20 do século passado
- é uma senhora como deve de ser: sempre orientou muito bem os seus negócios (mesmo sem curso superior em economia ou gestão); tem o cabelo todo branco e os olhinhos azuis (que, depois da operação às cataratas, vêem melhor que muitos olhos mais novos); gere 4 filhos e 6 netos (mais agregados), portanto, também há-de ser capaz de gerir políticos nacionais e estrangeiros
- é mulher para se aguentar no cargo até eu fazer os 35 anos e poder candidatar-me moi-même (outro dos meus sonhos de infância: ter direito a um quartinho em belém, com uma janela a dar para o jardim botânico da ajuda e outra para o rio. convém fazer isto em nova, que a humidade do rio deve dar cabo do reumatismo)
e para acabar, cá vão fotografias do dito ilhéu, para verem como vale a pena o governo preocupar-se com estas coisas do ambiente:
visto de cima
visto da própria da vila franca do campo (primeira capital da ilha)
e se escreverem "ilhéu da vila" nas imagens do google, encontram mais umas poucas fotografias.
30/08/05
lamentavelmente, não convidou nenhuma comitiva de ilustres açorianos (na qual, naturalmente, eu me incluiria) para ir passear.
é verdade, eu dispensava ter de assistir a reuniões com senhores engravatados, mas o passeiozinho até ao índico, só para fazer turismo, até vinha a calhar.
29/08/05
agora, alguém me explica porque é que, hoje mesmo, recebi uma carta do banco onde o meu ordenado é depositado que, em anexo, tinha um cartão de crédito (dourado e tudo, chique a valer!) e uma explicação detalhada, que inclui a informação de que, só a activação do dito cartão, me iria custar 60 €! (ainda estou em choque. só para poder pôr a funcionar a porcaria do cartão...)
está aqui uma jovem, que, por grande sorte, não tem uma única dívida ao banco, e o que é que os senhores nos computadores, algures no mundo da finança pensam? "o pá! não pode... temos de a incentivar ao consumismo desenfreado e ao endividamento compulsivo. as estatísticas ainda não estão más o suficiente".
pois que, desta minha sala, respondo aos senhores banqueiros espanhóis: vão à fava!
não me ligaram enquanto fui uma estudante pindérica, agora que sou uma mocinha às voltas com o primeiro emprego, escusam de me vir com falinhas mansas.
Nota - posição assumida por enquanto, daqui por uns anos, logo se vê, que o mundo dá muitas voltas, e "nunca digas nunca" é uma boa máxima.
27/08/05
a diferença é que, no burundi há um professor que vai parar à presidência, enquanto que, em portugal, uma multidão deles divide-se entre o centro de emprego mais próximo e trabalhos temporários.
pensando bem, por cá, a presidência ainda se arrisca a ser ocupada por ex-presidentes, numa demonstração de tremenda falta de imaginação.
tomara que não pegue de moda.
26/08/05
por um lado, nem sabia que tínhamos direito a uma gnr tão activa. aliás, nunca se houve falar em gnr nesta ilha, só temos esquadras da psp e, se alguém se cruza com um jipe deles, entra para o capítulo do mito urbano ("pá, tive um primo que se cruzou com um jipe da gnr!", "a sério?!", "juro!", "'tás a gozar! isso só há no continente..."). devem estar bem camuflados a fazer estas investigações.
por outro lado, tive a sorte de não me irem lá a casa, ver a planta que tenho no mini-terracinho. bem sei que a surripiei de casa da senhora minha avó, e que vinha com as melhores referências, mas, desde que veio para o dito mini-terracinho, adquiriu umas características muito estranhas, e não estou lá muito convencida da seriedade da plantinha. definitivamente, não se deu bem com a mudança, e nunca se sabe que transformações ocorrem numa planta contrariada.
definitivamente, vou devolvê-la à primeira dona, e fico à espera que a gnr não tenha agentes infiltrados por entre os 67.986.672 leitores diários destes devaneios, e que não tenha mais um ataque de produtividade, e que não me faça uma rusga - nem à minha casa, nem à de minha avó (até porque, de certeza, que iam deixar as casas desarrumadas e a única coisa comprometedora seriam as 27 qualidades de chá que tenho no armário da cozinha - todas legais).
25/08/05
em que outra fonte (fidedigna) de informação, se encontram pérolas como esta: Teleenvagélico se desculpa por pregar assassinato de Chávez? não me explicam?
apesar de haver a gralhazita do "envagélico" em vez de "evangélico"(no texto corrigem), é uma notícia fantástica, "teleevangélico" é um conceito delicioso.
e isto, de um pastor, na televisão, a defender que o presidente chávez devia ser assassinado pelos serviços secretos americanos, não é para qualquer um...
quer-me parecer é que, no momento do desmentido, o pastor deve ter conhecido a ira dos serviços secretos (tanto os americanos como os venezuelanos), rapazes façanhudos a tirarem à sorte para ver quem lhe ia partir os dedinhos se ele não digitasse o desmentido rapidamente.
MAS, para este senhor (e continuando a fazer-me à ideia de um estágio internacional), também se arranjam umas alegações finais catitas (podem incluir-lhes os floreados da praxe, vou passar directamente para o texto):
"este homem é um membro da igreja, um pai estremoso, um democrata convicto... de facto, e as gravações provam-no, exagerou nas declarações prestadas em frente às câmaras de televisão, mas, quem nunca teve um ataque de nervos, em frente à judite de sousa, que atire a primeira pedra! sim! este é um desafio concreto!
(pausa para efeito dramático)
além do mais, sr. dr...., o arguido é um homem reconhecido internacionalmente pelo seu apurado sentido estético, e o presidente chávez, lamentavelmente, não é um homem muito bonito, e, como tal, o arguido sente a necessidade de melhorar a aparência da presidência venezuelana, país que lhe é tão simpático, e onde converteu tantas pessoas que lhe pagam o dízimo pontualmente, e de quem tem a melhor das impressões..."
e daqui desenvolvia-se mais um bocadinho, e acrescentam-se alguns dos podres do dito presidente, que se descobrem facilmente, numa pesquisa no google.
acho que esta é mais uma defesa possível, e que o meu lançamento na advocacia internacional está garantido.
Nota: como é bom de ver, não acho boa ideia incentivar assassinatos, nem me parece que o presidente da venezuela seja muito bom presidente, mas estas coisas, à distância, perdem um bocado a ligação à realidade, parecem mais um devaneio extraordinário, do que acontecimentos reais e, portanto, prestam-se à piada fácil.
24/08/05
é um 2 em 1 que nunca tinha considerado:
- por um lado, ponho a render o investimento que os meus paizinhos fizeram em anos de estudos de inglês no instituto de línguas;
- por outro lado, parece-me que é o único sítio em que posso ter oportunidade de fazer as seguintes alegações finais:
"os meus cumprimentos a este tribunal.
o comportamento da arguida, de facto, integra o crime de rapto de anões de louça dos jardins. foi por ela admitido que tinha consciência que não devia tirar, dos jardins alheios, os anões e restantes enfeites de louça (coelhos, ouriços, pássaros e sapos), no entanto, sempre que passava por estes jardins, sentia os chamamentos dos enfeites, enclausurados em pequenos mundos relvados, gritando por auxílio. sr. dr.... a arguida agiu com a melhor das intenções, procurando libertar os vários enfeites das suas prisões douradas! poder-se-à condenar uma pessoa que apenas tinha em mente um melhor futuro para os enfeites de jardim aprisionados um pouco por todo o território da commonwealth?!
(...) peço a acostumada justiça."
isto é apenas um rascunho, são tópicos que precisam de ser trabalhados e melhorados. naturalmente, preciso de ter conhecimentos mais profundos sobre o próprio do caso, mas, parece-me que qualquer juiz se comoveria com este raciocínio.
isto tudo, porque descobri esta notícia: Polícia acha depósito de anões de jardim roubados na Escócia .
nesta altura, a escócia está no topo da lista, juntamente com a américa latina, como sítios de luxo para fazer o estágio. decisões difíceis com que uma rapariga tem de se confrontar.
23/08/05
às vezes tenho a triste impressão que este país se transformou numa gigantesca fogueira de s. joão, e que ninguém é capaz de fazer nada para acabar com esta festa que prejudica alguns dos actuais (deve haver uns poucos de delinquentes sem escrúpulos satisfeitos) e todos os vindouros.
eis senão quando, olho para o relógio e decido que o meu mal é sono, para amanhã, resta a esperança, ainda que vã, que venha a bonança.
22/08/05
para 4º andar, não se está nada mal. resta-me ir descobrir o plano director municipal para saber quais são as minhas hipóteses de continuar a ter esta vista desafogada, ou se vou passar a ter outro prédio mesmo debaixo do meu nariz.
sempre tinha a vantagem de deixar de ter os grilos, residentes na horta, a fazerem barulho 24 horas por dia, mas passava a ter de sair de casa para ver as luzinhas da cidade à noite...
21/08/05
como o filme é chinês, a morte demora um bocadinho a chegar, e há tempo para uma breve conversa:
ela: porque não te defendeste?
ele: sempre julguei que ia para casa contigo.
ela: porque não te defendeste? (repetido mais umas duas vezes)
ò minha senhora, eu, aqui, em plena ilha de s. miguel, e mesmo sem ter visto o princípio do filme, tenho a dizer-lhe que há uma verdade comum a quase todas as culturas e latitudes: o amor baixas-nos as defesas e, depois, só se pode contar com a boa vontade do ser amado. a senhora mostrou má vontade e o senhor morreu. o amor é um fenómeno muito ingrato.
e depois desta constatação lamechas, fruto de um fim-de-semana a apanhar demasiado sol na moleirinha, vou descansar. pode ser que isto me passe.
19/08/05
lamentavelmente, o título induz um bocadinho em erro. a pessoa detida não estava espalhada um pouco por todo o arquipélago, parece que estava só na ilha terceira.
isto, por um lado, vem aliviar a má fama que s. miguel estava a criar nos últimos tempos, a propósito de delinquentes especialmente perversos, que dão origem a processos judiciais complicados.
por outro lado, vem ajudar a minha teoria que muita tourada e muita festa não podem ser sinónimo de coisa boa.
há ainda aquele outro ângulo da questão, os preços da heroína na terceira são capazes de subir um bocado nos próximos tempos: menos um fornecedor, implica diminuição da oferta, para uma procura que se deve manter constante, nos níveis anteriores à detenção.
cria-se, deste modo, uma perturbação no mercado de droga da terceira.
não sei se haverá alguém interessado na dica.
NOTA - tenho a certeza que os vários professores de economia (micro, macro, pública e internacional), que nunca deram nada pelos meus conhecimentos na matéria (estranhando, sempre, o modo como consegui passar nos exames), ficarão muito satisfeitos com este raciocínio prático. a todos eles, o meu agradecimento sentido pelos conhecimentos enfiados, à força, nesta minha cabeça de vento.
18/08/05
tenho um protesto a lavrar contra o mundo animal:
- durante anos vivi numa casa que tem um jardim povoado por todo o tipo de bichezas que nunca me incomodaram;
- além disso, passei todos os verões da minha vida numa outra casa que também tem um jardim que, provavelmente, ainda tem mais bichezas, as quais (com excepção dos mosquitos mais insistentes) nunca me pertubaram o sono.
posto isto, alguém me explica por que motivo, agora que moro num 4º andar na cidade de ponta delgada, tenho o azar de ser vizinha de uma horta onde deve haver a maior comunidade de grilos da ilha e, quiçá, da europa inteira?
e, para aqueles que acham que os grilos são estes bichos simpáticos:

fiquem sabendo que são mais como este feioso aqui abaixo:

e não param de fazer barulho durante todo o dia e toda a noite. não é nada poético.
de tal maneira que nem me ocorre nenhum comentário fantástico sobre esta notícia: Filme porno ameaça relações entre Rússia e Ucrânia. quando a pessoa acha que, em portugal, a coisa está a ficar demasiado apalhaçada, cá vem uma notícia da antiga urss para nos dar ideias. obrigada ao senhor deputado russo, responsável pelo filme.
agora vamos esperar que ninguém se lembre de fazer filmes protagonizados por membros de governo da península ibérica, ou dos palops. pelo menos enquanto não passar este período eleitoral, já temos o suficiente com que nos entreter. depois das eleições, se isto estiver pouco animadote, logo se vê.
17/08/05
que é facto que o senhor não é muito alto, ninguém o pode negar, mas ditador? se calhar até é... já estou por tudo. o que me parece, assim de repente, é que o major é o ditador da sua rua, e que não gosta é de ser contrariado por outro senhor com competências sobre várias ruas. depois apanha os microfones da comunicação social à frente, e pronto... aqui vai disto: a piada fácil misturada com a retórica política lusa, podia era refrescar o reportório.
ainda falando em pessoas poucos altas, e em sistema ditatorial, parece que, na china, os trabalhadores de uma empresa petrolífera, que tinham sido despedidos, afinal são readmitidos, mas desde que apresentem um certificado que prove que, entretanto, se divorciaram (Oil workers trade in marriages for a job, na reuters, é suposto ser fidedigno). a lógica desta medida escapa-me um bocado, mas deve ser porque o meu conhecimento da lei e da lógica da sociedade chinesa é quase nulo. mas, se calhar, até uma medida muito sensata (no sentido de animar o tecido social da zona). ou, se calhar, este mundo está cada vez mais doido...
NOTA- a ligação entre os dois parágrafos foi um bocado forçada. há chineses bem altos, especialmente os do norte da china, onde se passa este episódio. os do sul, é que tendem a ser mais baixos. peço desculpa aos numerosos leitores de origem chinesa por ter cedido à piada fácil.
16/08/05
- se o estágio der para o torto (ou seja, se forças invisíveis e poderosas me impedirem de o fazer nesta ilha, ou mesmo, num qualquer recanto da américa latina - continuo com o sonho de me internacionalizar);
- se não me aparecer nenhum milionário fantástico que me convide para administradora da sua "fundação de apoio às ritas deste mundo";
- se o ananás e os produtos lácteos desta ilha continuarem com as suas boas qualidades;
isto tudo, tenho a informar (com um certo orgulho - admito), porque o pudim de ananás que fiz para domingo foi muito elogiado (e as pessoas não eram obrigadas a elogiar, podiam não comer e não fazer comentários).
e os anos passados na faculdade a queimar os meus infelizes neurónios até são capazes de ser bem úteis, porque os meus docinhos (de tão bons que são) vão conquistar todo o mercado ibérico, e depois, o resto da u.e., e a comissão europeia, de certeza, que vai fazer inspecções surpresa por achar que vou monopolizar o mercado de docinhos, e eu vou ter oportunidade para por em prática os vastos conhecimentos adquiridos na disciplina de direito da economia, e outras disciplinas que tal. nada se perde.
NOTA - tenho consciência que os meus delírios de grandeza estão a tornar-se mais estranhos... espero que seja do calor, e que passe, lá mais para setembro. também sei que o nome da empresa não está lá grandes coisas, mas ainda vou a tempo de o mudar, aceitam-se sugestões.
12/08/05
mas o país não pára, nem com fim-de-semana prolongado à porta (temos de manter um certo nível de disparates públicos, senão, o que seria da lusitânia?).
assim sendo, por um lado, temos que três mil eleitores do concelho de Felgueiras subscreveram a candidatura independente do Movimento Sempre Presente, que abre portas à apresentação de uma lista encabeçada por Fátima Felgueiras às eleições autárquicas (o resto está aqui). e pronto... há 3 mil pessoas, em felgueiras, que apreciam o facto de a senhora ter ido (sem querer e completamente distraída) parar ao brasil, e sabem que ela bem queria ficar cá e esclarecer as suas contas com a justiça... mas não a deixaram...
é que nem sei o que lhes passará pelas cabeças. quais serão as terríveis alternativas políticas em felgueiras para se subscrever uma candidatura destas? ainda por cima: "movimento sempre presente"?! presente onde? a senhora não está a residir no brasil há uns anos?
por outro lado, fiquei confundida com este título: «Não há aumento de impostos em 2006», diz ministro, não estava nem na parte do cartoon, nem dos passatempos do jornal.
será que é suposto levarmos uma afirmação tão ousada a sério?
tenho a dizer que, mais facilmente imagino a senhora refugiada no brasil a ser reeleita presidente da câmara de felgueiras, do que os impostos a não aumentarem para o ano, mas enfim...
pois que o fim-de-semana está mesmo a chegar, e decidi não pensar mais nestas coisas. há vantagens em estar no meio do atlântico, o oceano permite "desligar" do que está longe com uma certa facilidade.
por isso, e para acalmar destas novidades, nada com ir passear por aqui:

vai ser mais um fim-de-semana com os vapores das caldeiras das furnas.
11/08/05

- então, já sabes para onde vamos?
- segundo a mimosa, parece que é para um pasto muito melhor que o anterior, um bocado mais a norte.
- mas porquê? não achas que estávamos bem instaladas?
- pelo amor da divindade vaca! era um pasto super pindérico! do mais novo rico que há... até ouvi dizer que uma vaca qualquer estrangeira, recém-chegada, de um dos vizinhos, tinha tomado hormonas. quer-se dizer, foi o que ouvi, não fui eu quem viu. de qualquer das maneiras, este pasto agora, parece que tem muito melhor vizinhança.
- que horror! achas que alguém seria capaz de descer tão baixo? hormonas é do piorzinho que há... bem sei que nem todas as vacas têm a sorte de ser criadas nestes nossos pastos, mas também não discriminamos as vacas estrangeiras que cá vêm parar. falamos com elas e tudo... explicamos a necessidade de se melhorarem e de manterem os altos padrões de qualidade dos nossos produtos... não percebo, há sempre uma que fica tresmalhada...
- filha, bem sei... que queres que te faça? é a inveja e a competição, não podem ver uma vaca mais feliz...
- olha lá, este trânsito hoje está impossível. porque será que aquelas parvas da frente não estugam o passo? a esta velocidade nunca mais chegamos antes da uma. detesto andar com este calor... a humidade e as moscas são uma estucha que não posso!
- olha, muito pior que nós estão aqueles humanos, ali mais à frente, dentro daquelas latinhas com rodas. vamos ser simpáticas e dizer-lhes olá pelas janelas?
pronto, tinha de arranjar uma desculpa (ainda que esfarrapada) para escrever "estugam" e "estucha" no mesmo parágrafo e, ao mesmo tempo, mostrar que as vacas que por cá há são do mais chique e sofisticado que é possível.
e também tinha de usar esta fotografia que descobri nas imagens do google, que serve para mostrar que as estradas destas ilhas estão bem alcatroadas.
10/08/05
num momento estava a ver imagens dos incêndios que atacam o continente, no momento seguinte estava a ver o querido, mudei a casa.
e, de repente, tudo fez sentido!
estando o país na confusão governativa em que está (e não me parece que seja só a minha má vontade a falar, acho que esta é a percepção generalizada da coisa), por que não aproveitar o modelo do querido e aplicá-lo ao governo, em vez de aplicar às cozinhas das senhoras da zona do saldanha?
passo a explicar: tomemos, por exemplo, a necessidade de uma política de combate aos incêndios (nem percebi se existe, mas vou dar de barato) enérgica e com resultados eficazes.
chamavam-se uns 4 peritos (assim, do pé p'rá mão, podiam ser: bombeiro, economista, engenheiro do ambiente, jurista – mas está aberto a discussão), mais que isso é má ideia, começava a ser muita gente a falar de muitos assuntos paralelos, não interessa. é preciso é serem pessoas que tivessem trabalho reconhecido nesta área, e que levassem o trabalho de casa bem preparado, que temos de agir bem rápido.
eram postos num bom ambiente de trabalho e, durante 5 dias úteis (só o fim-de-semana, como no querido, parece-me pouco) e eram obrigados a sair dali com uma solução infalível para o problema.
volta e meia, aparecia lá a apresentadora, a perguntar se estava tudo a correr bem, se estavam a deparar-se com alguns problemas inesperados, a explicar as linhas gerais ao povo, e a relembrar quanto tempo faltava para o final do programa.
esta surpresa seria preparada pelo povo português, para os políticos, por ele, eleitos. em vez de os pormos num hotel pelo fim-de-semana, podíamos mandá-los todos fazer um safari no quénia, ou um cruzeiro nas caraíbas, nem iam dar por nada.
depois quando chegassem, lá estava a apresentadora a recebê-los na base das escadinhas do falcon (é para isso que serve este avião, para passear políticos, não é?) e a dizer-lhes “então, correu bem o descanso? estavam bem precisados, não era? olhem que, enquanto estiveram fora, os portugueses resolveram fazer-lhes uma surpresa e chamaram os queridos. ponham lá a venda cor-de-laranja e venham daí comigo!”.
já lhes estou a imaginar a lágrima ao canto do olho quando vissem os meios aéreos contratados atempadamente e pelo preço normal (em vez dos valores que se têm de pagar quando se faz ajuste directo à última empresa que, por algum motivo estranho, ainda não tinha contratado os seus serviços); quando se apercebessem que as polícias finalmente tinham meios para investigar, como deve de ser, as actividades dos madeireiros, caçadores e os estupores dos pirómanos profissionais, e que já estavam previstas umas penas mais duras para quem andasse envolvido neste crime; quando vissem os planos para envolver as forças militares no combate aos incêndios (já que agora são profissionais, e não estamos em guerra, podem trabalhar em favor de todos nós), em conjunto com bombeiros bem apetrechados e preparados.
"era mesmo o que estávamos para fazer há anos, mas meteu-se uma coisa, meteu-se outra e nunca conseguimos... obrigado queridos! pá, obrigado mesmo!"
era assim, agradeciam imenso aos queridos e aos portugueses por serem tão boas pessoas, que, não só os elegem e não são muito exigentes com o trabalho prestado, como, ainda por cima, lhes preparam destas surpresas.
parece-me um programa votado ao sucesso, então se for a tvi a mostrar os cojones de aproveitar esta ideia já estou a imaginar as audiências a subirem em flecha.
como é a bem da nação, nem peço direitos de autor por esta ideia, apenas o reconhecimento e a fama.
09/08/05
e por cá, não querem ver que, a Inauguração da Avenida Infante D. Henrique foi adiada . sim: a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu adiar para dia 13 de Agosto, às 19h00, a inauguração da obra de requalificação, valorização ambiental e prolongamento da Avenida Infante D. Henrique – 1ª fase, devido à chuva intensa que se fez sentir ontem de manhã.
isto é que é um transtorno! afinal, parece que vão ser obrigados a inaugurar a obra ainda mais perto das eleições. que tempo tão corisco que obriga a estas alterações!
finalmente, e para compensar: Centenas pessoas esperadas em festival musical no Corvo no fim-de-semana
O festival de música dos Moinhos, que decorre no fim-de-semana no Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, deverá reunir 800 pessoas, anunciou hoje fonte da organização do evento orçado em cerca de 15 mil euros.
portanto são 800 sortudos que se vierem de barco, vão apreciar esta vista:

(http://www.azores.com/azores/corvop.html)
e poderão ficar alojados algures nestas casinhas da vila nova do corvo:

(http://www.portaldailha.com.br/turismo/acores/corvo.jpg)
e ainda ouvir jorge palma Jorge Palma, "Ronda da Madrugada", "Os sete da vida airada", os corvinos "Venga Banda" e ainda os franceses "Newprincess", em paisagem dos mais puros tons de verde, e completamente livre de poluição. apesar de não conhecer a maior parte dos artistas convidados, não me parece uma experiência nada má.
08/08/05
sou capaz de defender que, nestas circunstâncias especiais, qualquer um de nós fica reduzido a um velhote a cumprir a missão da sua vida: reencontrar um irmão a quilómetros de distância, tendo como meio de transporte um cortador de relva.
com as devidas diferenças, claro, que nós não estamos nos states.
assim, em vez de cortador de relva, temos os turistas que se divertem imenso a apreciar a paisagem, conduzindo a 40 km/h, em zonas onde é permitida mais velocidade, e, por vezes, ainda abrandam para discutir um detalhe qualquer, especialmente, quando não há possibilidade de serem ultrapassados.
além disso, não temos um alce a atravessar-se, repentinamente, no caminho mas podemos contar com uma mudança de manadas de um pasto para outro, ou mesmo, se tivermos muito azar, um cavalo, com um súbito desejo de morte, a atravessar a rua vindo do nada.
ainda temos tempo para maturar decisões, velhinhos pensativos e gente mais nova, uns com mau feitio, e outros que são boas pessoas, discussões que se arrastam durante gerações, tempo instável, sismos ocasionais, coelhos atropelados nas estradas (não fui eu!), fenómenos de origem vulcânica e, as sempre presentes, bucólicas vacas pinceladas na paisagem.
se calhar, até nem era mal pensado entrar em contacto com o sr. david lynch, e dar-lhe umas dicas sobre a ilha. quer-me parecer que temos cá todos os ingredientes para mais um dos seus filmes ligeiramente diferentes.
por outro lado, se fosse para usar actores amadores locais, e assumindo a tendência absurda do filme (acho que se consegue sem grande esforço), também podíamos entrar em contacto com o sr. emir kusturica. um destes dias, hei-de relatar alguma experiência que se enquadre em algum dos seus filmes. apesar da ausência de ciganos nas redondezas, aposto que consigo.
07/08/05
06/08/05
the day woke up with a blue sky, and just enough clouds to let the right amount of sun pass through...
my swimming suit is prepared, so i'll go for a swim and after, i'll head for furnas (a small valley in the island of s. miguel - azores), where i'll have some well deserved rest.
the pictures are from that beautiful valley.
já tenho o fato de banho preparado, vou dar um mergulho e depois, ala para as furnas, para o resto do fim-de-semana.
vou passear por aqui:

e por aqui:
vai ser um bom descanso.
05/08/05
como eles foram passar o mês de agosto para as furnas (e como demorava a minha hora de almoço só para fazer o caminho até lá) ando a investigar a programação televisiva nesta hora.
é constrangedor: na sic, no programa da tarde, fátima lopes (a apresentadora), está a protagonizar um sketch em que se faz passar por homem, com uma peruca de rockabilly e uma péssima actuação.
o público aplaude alarvemente, a maia (essa grande futurista) aprecia placidamente a cena, enquanto os apresentadores fazem àpartes parvos...
a tvi passa uma daquelas suas séries todas iguais e com os mesmos actores, pelas quais é sobejamente conhecida.
a rtp2 passa um programa infanto-juvenil.
finalmente, a rtp1, animou-me um bocadinho. está a dar um programa que não reconheço (acho que não é o portugal no coração, porque não está lá o malato, mas pode ser que esteja de férias), onde o daniel oliveira entrevista um cozinheiro fantástico de são tomé e princípe que costuma apresentar um programa que se chama "na roça com os tachos" (acho eu).
ora, eu, que nem sou apreciadora de programas de culinária - a minha relação com a cozinha é mantida ao nível mínimo, a bem de todas as partes - sou grande apreciadora deste programa de são tomé e das conversas do seu apresentador/cozinheiro, tem sentido de humor e mostra um enorme entusiasmo na arte culinária. fico com uma certa inveja...
entretanto, mudou a imagem para um entrevista ao candidato carmona rodrigues. podem insultar-me o que quiserem, mas eu não votava num homem adulto que usa uma pulseirinha amarela no pulso. pronto, até pode ser por uma boa causa, mas tenho uma embirração com pulseirinhas, então aquelas do senhor do bonfim... até fico arrepiada.
voltei à rtpaçores, e já acabou o telejornal regional, agora está a dar, em diferido, o telejornal da rtp1.
posto isto, quase se gastou mais uma hora de almoço sem se aprender nada de novo...
o que vale, é que estamos em agosto, o país está todo de férias e ninguém dá por nada.
04/08/05
Guiné-Bissau
Reavaliação confirma vitória de Nino Vieira
A Comissão Nacional de Eleições guineense deverá anunciar esta quinta-feira a vitória de Nino Vieira nas presidenciais do país, depois de ter procedido a uma reavaliação que apenas atribuiu mais um voto a cada candidato
pois é, vem na visão de hoje.
portanto, o presidente que deixou a guiné em inúmeros apuros, volta ao poder. nada mais há a ser dito, especialmente porque não me tenho dedicado tanto às relações internacionais, como já me dediquei em tempos que já lá vão...
hoje mudei de jornal, fui investigar o http://acorianooriental.sapo.pt/ (o jornal mais antigo de portugal) e descobri que afinal há candidato pelo pcp:
O líder do PCP/Açores, Aníbal Pires, anunciou a sua candidatura pela CDU à presidência da Câmara de Ponta Delgada nas eleições de 9 de Outubro, para proporcionar ao eleitorado "uma alternativa à gestão PSD".
agora só me falta descobrir-lhe a cara. o pcp, tal como o pp, ainda não começou a dar-se a conhecer às massas - ou às massas chegadas à ilha há pouco tempo, que ainda não localizam os políticos regionais todos (eu).
além disso, um ex-dirigente da associação agrícola de s. miguel (aristides silva) anunciou que se vai recandidatar à presidência desta associação.
acho bem, se nino vieira voltou à presidência da guiné-bissau, se mário soares quer voltar à presidência de portugal, porque não aristides silva de volta à presidência associação agrícola de s. miguel?
não sei se o seu mandato anterior terá sido bom ou mau, mas estamos numa de regressos, portanto: 'teja à sua vontadinha, faça como sempre fez, esta casa é sua, e tudo, e tudo, e tudo...
e cá também temos presidentes de junta:
Presidente da junta ameaça morador por denunciar obra
Queixou-se de obra ilegal num café, mas o autarca, que é o proprietário, ameaça agredir munícipe (...)
não sei se passaram mesmo para as agressões físicas, mas, segundo a rádio, houve insultos dirigidos às respectivas mães (digo eu, ninguém explicou, devidamente, o teor dos insultos).
isto vai ocupar algum juiz durante um bocado... a dúvida que me fica, é se o senhor presidente se vai recandidatar, ou não, no próximo processo eleitoral, mas como não sou assinante do jornal, e de borla, só me deixam este bocadinho, fico sem saber. mas acho perfeitamente possível, se os senhores do continente se querem recandidatar, mesmo com processos bem mais graves nos tribunais, porque é que este presidente não há-de poder?
parece que estas coisas, agora, são normais, do género: autarca! és maior? tens 10 metros quadrados onde és rei e senhor? tens sangue na guelra e perdeste as estribeiras com algum munícipe que, estupidamente, te quis contrariar e/ou procuraste benefícios para o teu território, que, sem que te apercebesses, também beneficiaram a tua conta bancária? não te preocupes! não ligues às ameaças dos sistema judicial! confia que isto vai ficar em águas de bacalhau e recandidata-te! assume: gostas do poder e o poder gosta de ti (mesmo que ainda não o saiba)! esta é a tua carreira! (e depois, sempre podes fugir para o brasil, faz lá um filho rapidamente, e nunca mais és extraditado - isto se ainda não mudaram a lei por lá).
03/08/05
para isso, fui consultar http://da.online.pt/index.php (diário dos açores, um dos nossos jornais) que me informa que ponta delgada vai ter grandes actividades desportivas (um torneio de futsal e outro de volei de praia); que vai haver um colóquio sobre tradução e cultura na universidade dos açores (o primeiro de muitos por vir, esperamos nós); e que o coro misto da universidade de coimbra vem em digressão aos açores.
e são estes os destaques.
não me parece que haja grandes novidades nos outros jornais, por isso não me vou dar ao trabalho de os ir procurar on-line. mas, só assim o post ficava muito pequenino... portanto, 'bora fazer constatações sobre o que me rodeia:
já todos repararam que estamos em pré-campanha, aliás, os telejornais não se cansam de falar da corrida eleitoral em lisboa. como, lamentavelmente, já não estou recenseada na junta de freguesia de santa maria dos olivais (lx), mas sim na junta de freguesia de s. pedro (pdl), não posso dizer que estas entrevistas e reportagens me emocionem muito mas, em compensação, há dúvidas pertinentes que se levantam no meu espírito em relação à campanha em ponta delgada:
- por que é que só a candidata do psd (a segundo mandato) e o candidato do ps (que tenta destronar a outra candidata - quer-me parecer que com pouco sucesso, a senhora é muito popular), é que têm já outdoors gigantes com as respectivas fotografias?
- por que é que ontem, na minha caixa do correio, estava um postal em que a senhora candidata se auto-promovia, num envelope dirigido a "caro(a) munícipe"? (não devia ser "caro(a) eleitor"? - bem sei que ela ainda é presidente da câmara, mas não é preciso confundir as coisas...)
- por que é o meu ilustre colega de estágio, e candidato pelo pp (pobrezinho, eu continuo a gostar dele apesar desta falha...), ainda não tem direito a um panfleto que seja, quanto mais a ter a cara escarrapachada num outdoor?
- quem é o candidato pelo pcp?
- há candidato pelo pcp?
- quem é que promete que vai consertar as crateras enormes das ruas da cidade (que não são de origem vulcânica), e que ameaçam os pobres pneus do meu fiel c3?
- qual é o candidato que vai ter a visão de contratar um mestre de tai chi para passar as tardes a treinar no jardim antónio borges, com os munícipes mais dados a chinesices?
enfim, resta-me esperar que, quando chegar o domingo das eleições, já me sinta suficientemente esclarecida para escolher o quadrado em que faça uma cruzinha...
NOTA FINAL: o jardim antónio borges, como o próprio nome indica, é um jardim e fica mesmo em ponta delgada. esteve fechado ao público durante uns tempos, enquanto lhe faziam umas renovações, reabriu este último fim-de-semana, com um concerto da dulce pontes (não fui assistir), no âmbito daquelas obras que se arrastam durante meses para depois, como quem não quer a coisa, serem inauguradas mesmo antes de um período eleitoral. como dizia um senhor: “é disto que o meu povo gosta!”
02/08/05
Nunca saia de casa sem levar guarda-chuva e tinha sempre as meias presas com umas ligas muito úteis, que já tinham pertencido a seu pai. Mas, pensando bem, isso já fazia antes de se casar, foi só uma questão de manter os seus salutares hábitos de solteiro, que também incluíam só tomar leite do dia (no próprio dia e depois de fervido durante dez minutos) e nunca se aproximar de qualquer tipo de animal (doméstico ou não) que, como todos sabem, são fontes de inúmeras doenças.
Até que um dia, quando fazia o costumeiro percurso a pé entre a sua casa e o escritório (ia pela R. do Meio, atravessava o Largo da Igreja e virava na R. Formosa até à R. da Quinta) foi obrigado, pelas obras da Câmara, a fazer um desvio pela Travessa dos Rouxinóis e depois pela Travessa da Andorinha que ligavam a R. Formosa à R. da Quinta.
Certamente, não sabia que, entre as duas travessas, havia um ginásio clube que estava em mudanças. Ia distraído, quando, de repente, um gaiato a fugir de outro dá-lhe um encontrão, e Prudêncio, sem perceber como, dá por si aos pulos numa cama elástica, experiência completamente nova e que o entusiasmava mais e mais a cada salto.
Quis tentar saltar cada vez mais alto, já era hora do almoço e estava quase a chegar à lua. De facto, pelas 14.30, conseguiu lá chegar.
Quando pousou, pensou que era estranho porque é que os americanos e os russos faziam um espectáculo tão grande com o feito, “tudo para aparecerem nas televisões”, pensou, e depois sentou-se a apreciar a Terra e os outros planetas. Nem se lembrou dos clientes à espera, no escritório, para tratar das contas.
De repente, olhou para o relógio e viu que já eram 19 horas. Tinha de voltar para o jantar, era quarta-feira, dia de jaquinzinhos com espinafres, o seu prato preferido.
Antes de se por a caminho, pensou que era melhor não dizer nada à mulher sobre a sua tarde. Ela ia embirrar, dizendo o costume, que ele nunca a levava a passear a lado nenhum.
ATENÇÃO - dão-se alvíssaras a quem souber localizar a autoria da citação que deu origem a este devaneio. eu, francamente, não sei, tinha isto guardado sem a identificação da frase inicial. o resto, para o bem e para o mal, é meu.
NOTA FINAL - hoje estou demasiado sonolenta para ir à procura de notícias. espero voltar, amanhã, ao meu costumeiro espírito do contra e sair deste limbo absurdo.
01/08/05
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau deve decidir, esta segunda-feira, se aceita o pedido do candidato do PAIGC, Malam Bacai Sanhá, para que sejam consideradas nulas e repetidas as eleições presidenciais nos círculos da capital e de Biombo.
esta notícia vinha hoje na página que abre o portugalmail e, como acho que tenho andado muito centrada nas questões nacionais e regionais, resolvi aproveitar a dica e alargar a minhas opiniões até aos PALOP's.
e não é que este senhor candidato diz que as eleições afinal não foram sérias, e que (imaginem lá!), havia mais votos que eleitores...
porque é que eu, que até desejo que a guiné-bissau encontre bons governantes e se desenvolva, não me espanto com esta notícia? porque é que as organizações internacionais mandam, para esses países, observadores para tomarem conta das eleições, e a coisa nunca resulta? porque é que eu tenho cá o palpite que, daqui por uns meses, está a haver mais um golpe de estado? porque é que os europeus souberam incutir umas ideias tão bem, e outras tão mal?
e depois deste momento de sério questionamento género "de onde viemos, para onde vamos, e pior: onde raio estamos?!" voltamos à nossa habitual linha editorial:
não é que o major valentim loureiro apareceu, de novo, a propósito do metro do porto? pois que, desta vez, o metro atravessou uma das pontes do douro e ligou o porto a gaia (ou vice-versa), e o senhor major aproveitou para fazer mais umas declarações aos microfones da televisão.
desta vez, a parte que me divertiu mais foi um momento em que não falou, apreciei a carinha de desinteresse que fez quando o presidente da câmara do porto, rui rio, estava a responder às perguntas dos jornalistas... naquela situação até podem estar a defender os mesmos ganhos para o porto e arrabaldes, mas aquilo não vai lá, nem com molho de tomate: o microfone e as declarações bombásticas só podem ser dum boavisteiro! e vivó valentim loureiro! (versejei)
é como no parlamento, quando um deputado faz uma intervenção, mesmo que seja lógica, bem sustentada e útil para o país, há sempre uma ameixa de outra bancada que manda um apupo.
é por estas, e por outras que ficam para outra altura, que tenho dificuldade em entender a política... mas não vou desistir! hei-de conseguir uma cadeirinha em s. bento só para mim!



